Buscar
  • Clara Di Ciero

3 Soluções Sustentáveis para os Cearenses Interioranos.


Saber aproveitar de forma sustentável o que nos é oferecido pela natureza é primordial. Soluções para ausência de conforto térmico, falta de bons fertilizantes para agricultura e carência de saneamento básico são importantes para a vida do cearense que vive no interior do estado.

As soluções sustentáveis demonstram respostas para problemas nas mais variadas áreas, encaminhando melhorias por intermédio de ações de sustentabilidade, efetivando uma redução de danos nos ecossistemas e na preservação da vida humana.

A maior parte das tecnologias são atualmente vistas como custosas ou impossíveis de serem realizadas no âmbito doméstico. Entretanto, essas três soluções estão aí para provar o contrário: o simples funciona!

Nas palavras de Alceu, o jardim vertical surge como uma forma de amenizar o sol que quara as roupas no varal. É um grande aliado da sombra e diminuição da incidência solar direta nas paredes das casas, por isso aumenta a sensação de conforto e resfriamento. Ele é também instrumento decorativo, colorindo as paredes cinzentas das casas.

A segunda solução prática e simples é a compostagem. A agricultura compreende boa parte da economia cearense, e o fertilizante é um elemento essencial para uma boa produção agrícola. Quando os resíduos orgânicos que iam para o lixeiro são reaproveitados, transformados nesse elemento essencial para a agricultura, a produtividade aumenta e os custos caem.

É possível citar também a falta de saneamento básico que existe nas cidades do interior. Os serviços de saneamento básico estão diretamente ligados à saúde da população. A ausência de água e esgoto tratados podem colocar em risco a qualidade de vida e saúde das pessoas. A fossa verde ou tanque de evapotranspiração entra como uma solução que ameniza o problema.

Os princípios do jardim vertical, da composteira e da fossa verde, são baseados no sistema simplificado, possuem alta aplicabilidade e, ainda, alia menores custos de implantação e operação, mostrando vantagem em relação aos sistemas tradicionais.



Clara Di Ciero

@claraddc.eng

♻️ Descomplicando a Sustentabilidade e o Vegetarianismo

👩🏻‍💻 Engenheira Ambiental e Sanitarista

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo